13 de set. de 2010

Novas abordagens, novas ideias

Nesta semana focaremos os estudos em plantas. Tendo a professora Margaret Colquhoun como mentora/líder, debatemos sobre o que entendemos por plantas e como interagimos com elas. Como tarefa para a tarde, tínhamos que encontrar uma planta que de alguma forma nos tocasse mais do que as outras. Escolhi uma macieira que mora em frente ao meu alojamento e desde o primeiro dia está ali sorrindo.
Além de desenhá-la, deveríamos descrevê-la sob todos os aspectos possíveis. Entre as minhas observações, constaram “show da natureza”, “multiplicidade”, “comida saudável” e “beleza plena”. Este foi mais um exercício interessante que proporcionou um novo “jeito de olhar”.
Agora a noite tivemos uma formidável palestra com o escritor e mágico David Abram sobre fenomenologia – o ato de criar uma relação entre o ser e alguma outra coisa através da observação da natureza. Entre tantas ideias interessantes e inusitadas, ele explicou que muito mais do que no corpo, a mente está no ar, no vento. Assim como partilhamos o mesmo ar através da respiração, estamos conectados também pela mente. Pensamos diferentes sim, pois pensamos e sentimos com diferentes (formas de) corpos, de organismos. A energia e ações se manifestam diferentemente, mas estão todas relacionadas. Seja um humano, uma árvore ou qualquer animal.
David também falou sobre a morte que, segundo ele, consiste em apenas mais uma fase do ciclo onde retornamos ao ar, ao sol, às estrelas e ao solo. Resumindo seu ponto de vista, repasso uma sentença que ele enfatizou: "We are not on the Earth. We are in the Earth".

2 comentários:

  1. eu quero ver o seu desenho :)
    experiências únicas
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Pois é Mirella. Partilho também dessas idéias. Estamos todos interligados. Temos todos a mesma origem. Somos feitos dos mesmos ingredientes. Eu, você, a pedra, a água, o fogo, o ar, a planta...

    ResponderExcluir