13 de set. de 2010

Final de semana

Como um diário, quero escrever um pouco sobre o que aconteceu nesses últimos dias, pois mais do que registrar, quero compartilhar um pouco do conhecimento que tenho tido acesso.
Após um calmo dia mergulhada no livro “The Next Step Story” (Karl-Henrik Robèrt), a noite de sábado chegou com a generosidade e carinho de alguns novos amigos, colegas de curso, através de um “churrasco alternativo” improvisado numa fogueira, cercada por tocos de árvores usados como bancos. Entre peixes grelhados, saladas coloridas e bons vinhos, o evento foi iluminado por velas delicadamente espalhadas por todo o caminho. Mais uma noite especial.
Ontem, domingo, passamos o dia numa floresta praticando a arte de observar e se relacionar com a mãe natureza. Entre o exercício de esconder um objeto e descrever – através de uma música – o caminho para encontrá-lo atentando aos elementos naturais, imediatamente despertou um novo olhar.
Com o grupo divido em dois, o desafio do dia consistiu em fazer uma fogueira, construir uma casa, e preparar uma agradável recepção ao grupo visitante – além de um presente que deveríamos levar quando estivéssemos na posição de convidados – com materiais 100% provenientes da floresta. Mais do que isso, deveríamos elaborar um ritual e um traje simbolizando a cultura da “nossa tribo” e criar um provérbio. O do grupo que eu fazia parte foi “a natureza constrói uma casa para aqueles que ouvem”.
Presente natural

Ritual da tribo

Nossa casa e fogueira


O próximo exercício consistiu em sentar isoladamente em um novo lugar, focando no sentido da audição. Com um papel em branco e um lápis, experimentamos a novidade de desenhar os sons que, conforme aprendemos, se manifestam em diferentes formas para as quais normalmente não damos atenção.

A conclusão do dia se deu através de uma deliciosa sopa ao redor da fogueira ouvindo uma boa história contada pelo nosso guia Chris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário