4 de mar. de 2010

Andaças

Os dias por aqui têm sido agitados e enriquecedores. Domingo conheci Oxford. Bem similar a sua “concorrente” - Cambridge -, diferencia-se por ser um pouco mais antiga, por ter 39 Colleges (em um dos quais Tony Blair estudou Direito), e por ter ainda mais bicicletas – o principal meio de transporte utilizado por seus habitantes. Tão legal quanto ter feito amizade com duas japonesas (pessoal que tem me surpreendido de um jeito super positivo) e um iraniano, foi conhecer o histórico refeitório de um dos mais concorridos e famosos colégios, onde, por coincidência, foi gravado um dos filmes Harry Potter. O ambiente é fantástico e, ao mesmo tempo, surreal.
Na segunda-feira conheci Camden Town, lugar do qual estou certa de que quem conhece lembrará. Um dos bairros mais exóticos de Londres, mostra-se como o ponto de encontro de punks, clubbers, grunges, hippies, e qualquer outra tribo que esteja a fim de se enturmar e ser feliz. Com seus mercados públicos dominados por jamaicanos e nepaleses (e suas roupas coloridas), aonde a pechincha é quase um pré-requisito, o passeio é, no mínimo, divertido.
Nesta quarta, um fato ligeiramente tenso ocorreu na maior estação de Londres durante o horário de rush – quando o movimento é capaz de deixar qualquer ser vivo atordoado. Estava caminhando e gravando um vídeo quando fui abordada por 5 policiais extremamente não-simpáticos. “Pare a filmagem” eles disseram. Como estava distraída, ouvindo música, não dei muita atenção até que um deles me cutucou e falou seriamente. Soube que para filmar dentro da estação é necessário ter uma autorização. Expliquei que eu era uma turista brasileira e que estava apenas gravando para ter uma recordação. Naturalmente, a réplica foi: Brasileira? Futebol? Sim, sim. E, no fim, como sempre, tudo terminou bem.
Por falar em futebol, confesso que foi emocionante assistir ao jogo em pub cheio de brasileiros, cantar o hino, e, melhor ainda, ver o nosso time vencer a Irlanda por 2 x 0! Coisas que passamos a valorizar quando estamos fora como ver chinelos havaianas para vender, encontrar uma barraquinha com comidas típicas (e um pão-de-queijo simpatissíssimo) e, naturalmente, ouvir, ocasionalmente, português...

2 comentários:

  1. Oi MICA,

    Como pode perceber, estou de olho em vc. Que tal ter uma bike? Filmar te param??? Nossa aqui na UNICAMP fazem de tudo,filmam, fotografam, invadem, etccc e nada acontece. É são dois extremos. Que refeitório mais cena de cinema mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi,
    Grande momento esse, conhecer, descobrir, ter impressões, aprender, divertir-se, andar muito..Nosssa!!!Quanta coisa boa!!
    Adorei saber que vc tá correndo atrás!!
    Nós..estamos babando com sua linda viagem, vou te visitar sempre que puder.
    Bjs carinhosos, Tia Dê

    ResponderExcluir