14 de jan. de 2010

Relatos da cidade


Nesses dias de neve, aos quais os próprios londrinos não estão acostumados, é impressionante a agilidade e a organização do transporte público. Metrôs, trens, DLR (outro tipo de trem) e ônibus sofrem tamanha intervenção que geram inúmeros cancelamentos. Entretanto, mesmo diante deste caos, é possível chegar a uma estação e ler imensos painéis informando o horário dos próximos trens, quantos minutos faltam (e a famosa pontualidade daqui não é a toa), rotas alternativas, além de haver muitos postos de informação com oficiais extremamente solícitos. É verdade, aqui tudo funciona.
A educação é tanta que as palavras que mais se ouvem, e agora começo a usar mais do que estava habituada, são “excuse me” e “sorry” – mesmo que seja apenas por um imperceptível toque. É impressionante.
Observei um papel grudado na porta da geladeira de casa referente à inspeção contínua do sistema de aquecimento interno. O governo fiscaliza se está tudo certo, pois sem o devido aquecimento, a qualidade de vida será, obviamente, pior. Há um novo incentivo a fim de reduzir a emissão dos gases causadores do efeito estufa.
Há também uma campanha exibida em todo comercial que propõe a simples redução de 5 milhas por semana de cada veículo. Em relação aos comerciais, eis os temas: campanha incentivando a higiene a fim de evitar a dispersão da gripe suína (algo que no Brasil já deixou de ser reforçado), campanha para os pais prepararem lanches saudáveis às crianças, promoções realmente tentadoras de viagem – especialmente aos Estados Unidos -, e claro, como não podia deixar de ser no mês de janeiro, a super liquidação que todas as lojas aderem. This is London!

Nenhum comentário:

Postar um comentário