10 de jan. de 2010

Desbravando a cidade

Isso sim é viver intensamente!!! Estou feliz por ter o privilégio de dizer isso sem titubear!!!
Após o café, Andrea comentou que a neve esperada não iria cair e que, portanto, seria possível sair de casa.
Às pressas, me arrumei, conferi se a mochila estava com tudo, e peguei as instruções de como adquirir meu travel card – ticket que permite acesso ao metrô, trem e ônibus à vontade - quero dizer, por um preço que compensa para uma estreante que tende a se perder e desbravar a cidade como eu.
Ouvi bastante sobre o jeito nada simpático – mas sempre educado – dos britânicos, mas tenho tido uma incrível sorte. Desde o atendente da compra do ticket até o senhor britânico que mesmo atrasado fez questão de se certificar de que eu tinha entendido o caminho, tenho recebido muito ajuda.
De manhã conheci um senhor nigeriano chamado Dave. Além de pagar para mim o meu primeiro chá com leite, me acompanhou até a escola. Ah, devo dizer que é uma aventura caminhar sobre o gelo nas calçadas. As chances de cair são extremamente elevadas e constatei que todos os pedestres, sem exceção, deram ao menos 10 escorregadas (sem contar os tombos) a cada quadra.
A chegada à escola foi interessante. Pessoas vindas de todos os cantos (se é que existe canto numa esfera) do mundo. Perdidas. Juntas.
De imediato, iniciei um papo com um menino muito amigável da Arábia Saudita cujo nome eu ainda não sei pronunciar – e muito menos escrever. Em seguida conheci outro menino cuja origem é de um país que eu nunca ouvi falar, próximo à Turquia. Também conheci uma mexicana chamada Priscila e, para a minha feliz surpresa, ouço alguém dizendo “I´m from Brazil, from a city called Ribeirão Preto”! Não me contive e gritei (sim, fiz um escândalo e não sei se a primeira impressão que as pessoas tiveram de mim foi a melhor): “hei, vizinho”!!! Tiago, carioca, estudante de administração em Ribeirão também é muito legal, e fizemos o pacto de conversarmos apenas em inglês para manter o foco.
Para a minha décima (ops, já até perdi a conta) surpresa do dia, a escola proporcionou um passeio para integração. Não entendi bem o porquê – visto a elevada quantidade de novos estudantes – mas fomos – apenas eu e mais 10 estudantes, eu acho – passear por Londres.
Ouvimos as clássicas badaladas do Big Bem, o relógio mais fotografado do mundo – como os londrinos gostam de dizer. É emocionante estar diante de um marco que até então eu só via na TV e nos guias que meus irmãos me deram de presente.
Mas, de tudo, o mais especial foi andar de barco pelo rio Thames! É muita beleza, muita novidade, muita informação ao mesmo tempo. Sim, um grande privilégio.
Tudo isso acontecendo e eu sem uma máquina fotográfica (ressalto que hoje eu aprendi que não se fala Picture ou photo machine e sim, camera) para registrar! Já estava me dando saracutico e, portanto, decidi ir ao mais famoso centro de compras: Oxford Street! Lembre-se que estamos em janeiro e que este mês é o melhor mês para fazer compras. SALE, SALE, SALE!!!
Rua deslumbrante, lojas estonteantes, grifes famosas, muitos ônibus vermelhos, e pessoas, muitas pessoas ... Hoje o meu conceito de esquisitice, ou melhor, de gente diferente, foi por água abaixo. Haja diversidade!!!
Na verdade o que mais me impressionou – além do celular que eu paguei 3,95 pounds –, foi o banheiro público. Extremamente organizado, limpo (até cheiroso devo dizer) e moderno. É bom estar em um lugar onde há respeito, educação e, claro, infraestrutura.
Nas escadas rolantes da estação de metrô, por exemplo, tem um aviso: fique do lado direito. O porquê disso? Ora, porque quem está com pressa pode acelerar o passo do lado esquerdo. Simples assim.
Vi uma barraquinha na estação e decidi comprar bananas. 40 pents cada! Eu disse à moça que no meu país banana é uma fruta barata e que tem em abundância. Ela perguntou qual é a minha origem, e descobrimos que eu e Lúcia – o nome dela – viemos da mesma terra tropical chamada Brasil! Foi muito bom ouvir o familiar português e, melhor ainda, ganhar um mix de frutas de presente de boas-vindas. Thanks, Lúcia. Thanks, pa-tro-pi.

5 comentários:

  1. da-lhe, ribeirão (tinha que dizer isso rs)

    e posta fotos tb!!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia viajar por Londres, mesmo daqui do Brasil....É isso aí Mirella... just enjoy it!

    ResponderExcluir
  3. Mirella, muito obrigado por compartilhar suas experiências aí no Velho Mundo.... é muito interessante!!
    Sem falar que escreve muito bem!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. É isso ae Mica!

    Pelo visto é uma boa época para comprar presentes! Se cuida.

    ResponderExcluir
  5. Mi....
    Só imagino você andando pelas calçadas cobertas de neve....lembrei de um episódio em Santa Maria onda corria-mos na chuva e você "deixou" seu dedo do pé em uma escada;....kkkk
    Aproveite muito londres minha querida amiga...

    ResponderExcluir