27 de abr. de 2009

Você já foi ao lixão? Então vá.


Ano passado conheci o lixão da Caturrita, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A imagem e o cheiro são chocantes e inesquecíveis. O volume de lixo, as pessoas que ali vivem – no caso, pasmem, 300 famílias –, e o abandono da sociedade e do governo com tudo aquilo são percepções demasiadamente tristes e assustadoras.
Não tem como não se sentir tocada, revirada e inquieta. Sou cúmplice assumida daquela situação. O lixo da minha casa estava lá, queimando (em lixões há focos de incêndio por conta do lixo que entra em combustão), fedendo e, inacreditavelmente, alimentando crianças miseráveis – muitas que até ali moram.
A proposta do título é real: vá ao lixão da sua cidade. Choque-se (não há insensibilidade que dê conta do recado), reflita, reveja hábitos. Mude hábitos. Transforme-se.

Um comentário:

  1. Importante a iniciativa de fazer as pessoas conhecerem o local para onde vai o seu lixo, porém em Santa Maria já existem condições mais adequadas para destinação final dos resíduos domiciliares. O lixão da Caturrita foi encerrado e as famílias que moravam lá foram retiradas. Algumas pessoas que moravam no lixão trabalham na separação de material reciclavel em um aterro sanitário licenciado pela fepam em frente ao antigo depósito.

    ResponderExcluir