5 de abr. de 2009

A caçadora de clip´s

Certa vez um dos meus irmãos comentou que na multinacional em que ele trabalhava havia sido implantada uma campanha a favor do não desperdício de clip´s. Sim, clip´s – aqueles objetos metálicos pequeninos e tão eficientes.
Imagine a tremenda quantidade de clip´s utilizada em uma grande empresa.
Segundo o levantamento interno, grande parte dessas pecinhas brilhantes tinham destinos infelizes por conta dos (maus) hábitos dos seus usuários: uma porção era destrinchada por conta da tensão, isto é, o funcionário está conversando com alguém ao telefone e, distraidamente, articula com as mãos aquele tão despretensioso utilitário; outra parte caía, eventualmente, no chão e por ser algo tão pequeno e tão barato, era tido como insignificante e, por isso, ignorado; outra parte ainda ia, sem mais nem menos, diretamente para o lixo, afinal que falta fará um clip considerando a abundância dos mesmos na própria mesa ou no estoque da empresa?
Desde que meu irmão contou isso, toda vez – e não foram poucas – que eu via um clip no chão lembrava desta história, mas, da mesma forma, olhava para ele e, sem um motivo aparente, ignorava-o.
Pensando nisso, nesta semana, ao passar por mais um solitário clip na calçada, decidi pega-lo da mesma forma que eu faria se encontrasse uma moeda de 5 centavos (se fosse de 1, já tenho as minhas dúvidas).
Não é que, ao todo, só nesta semana, recolhi 3 clip´s abandonados?! E, diga-se de passagem, cada qual com um tamanho!
A questão é: qual é o nosso problema com a (relativa) abundância de matéria-prima? Por que insistimos em sermos indiferentes com os bens que são tão úteis e essenciais?

Um comentário:

  1. Marcella Fortuna Elias9 de abril de 2009 às 04:15

    Mi, eu lembro de vc me contar essa história da empresa do Má. Desde sempre vc foi atenta. E isso me fez ficar mais atenta aos clips, vou reparar no destino dessas pecinhas aqui na Indústria. Ahh e qd atualizar o blog, mande email prá geral avisando. Só com o tempo o pessoal cria o hábito de entrar automaticamente :) bjo

    ResponderExcluir