29 de mar. de 2009

A hora é agora

Ontem, dia 28 de março, às 20.30h – segundo o horário de Brasília –, ocorreu o ato simbólico intitulado, pertinentemente, de Hora do Planeta, que desta vez contou com o apoio da ong (organização não-governamental), internacionalmente reconhecida, WWF. O gesto de manter as luzes apagadas durante 1 hora visou chamar a atenção para o aquecimento global.
Esta edição do evento contou com a adesão de mais de 1 bilhão de pessoas que, em todo o mundo, uniram as suas vozes para chamar a atenção dos dirigentes de todos os países e reivindicarem que tais líderes assumam a sua parte – e responsabilidade – na solução do problema e se engajem por um acordo global relacionado ao clima.
Desejamos que este grito em prol da preservação do meio ambiente tenha impacto na Conferência Mundial do Clima, em Copenhagen, na Dinamarca, que ocorrerá em dezembro.
No Brasil o ato contou com a mobilização de 107 cidades. Nosso país terá um papel fundamental no acordo pós-Protocolo de Quioto, já que é o 4° lugar no ranking dos países que mais emitem gases causadores do efeito estufa, em função do gás carbônico emitido pelo desmatamento na Amazônia e pelas queimadas – que juntos representam 75% das emissões brasileiras.
Brasileiros, façamos a nossa parte. Por quê esperarmos a panela de pressão estourar? Os efeitos – tanto os positivos quanto os negativos – atingirão todos os lados. Todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário