22 de mar. de 2009

Bem natural, necessidade mundial

22 de março: Dia Mundial da Água, recurso precioso e vital. Um bem tão mal distribuído, escasso e absurdamente desperdiçado.
O segundo artigo da Declaração Universal dos Direitos da Água reforça a sua magnitude: “Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano”. Com apenas 0,008% de água potável (própria para o consumo) disponível no planeta, como sobreviver em meio a tanto descuido e ignorância?
Fechar a torneira ao escovar os dentes, desligar o chuveiro enquanto lava-se o cabelo, reutilizar a água da máquina de lavar roupa para lavar a calçada e o carro, e não deixar a torneira pingando (uma torneira pingando pouco mais de uma gota por segundo, em média, desperdiça, em um dia, 46 litros de água!) são hábitos que podem – e devem – ser incorporados por nós consumidores e cidadãos – sem grandes esforços, diga-se de passagem.
Por conta de seu ainda baixo custo e de sua ilusória abundância, a água não é devidamente valorizada. Será mais um caso que esperaremos chegar ao limite, atingindo, diretamente, a nossa casa e a nossa família para darmos a devida atenção?
Água: seu uso requer cautela. Amanhã ou depois sentiremos a falta dela. Temos, necessariamente, não só que refletir, como também, necessariamente, mudar. Não espere chegar ao fundo do poço, literalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário