15 de mar. de 2009

O por quê deste título

Em casa minha mãe sempre preferiu nos dar homeopatia ao invés de remédio. Quando indagávamos sobre esta exceção à regra, ela respondia: toda e qualquer doença - desde um mero resfriado até o mais temido câncer - é a manifestação de algo que está dentro de nós, isto é, o reflexo de nossos pensamentos e atitudes. Quando tomamos remédio é como se, simplesmente, afrouxássemos um nó presente no nosso interior. A dor será amenizada, nos iludiremos pensando até que saramos, mas lembre-se, o nó continua ali e daqui a pouco ele soará mais gritante e apertado.
Bom, ao longo da minha vida, pude observar - e até testar - esta teoria. Eis que resolvi concordar: nós - plural de nó - são consequências, reflexos de posso assim dizer, descasos.
Entretanto, “nós” também somos nós, isto é, este coletivo, este conjunto de pessoas, seres humanos que têm a capacidade e a possibilidade de reverter certas metodologias e circunstâncias.
O que nós, pessoas, temos a ver com estes nós, males da Terra?
Nós somos as causas – e não deixo de acreditar, também a solução – para este planeta doente. Podemos sim quebrarmos a cabeça, nos revirarmos, nos reinventarmos e, quem sabe num futuro não tão distante, desata-los. Podemos também fingir que já os desatamos quando, na verdade, apenas estamos afrouxando estes problemas, exibindo e nos vangloriando por falsas soluções. As mudanças climáticas, a má distribuição de renda (que gera tanta desigualdade), a atual crise econômica – e por que não dizer social, política e cultural – são exemplos de nós e, infelizmente, daqueles bem apertados.
Cabe a NÓS, portanto, decidirmos o que fazer em relação a isso, pensando, no mínimo, nas próximas gerações. Façamos a nossa parte, pois a Terra e os nós também serão gratos – e desatados.

4 comentários:

  1. Mi, que orgulho! Fiquei muito feliz com mais essa realização: gostou da ideia (já sem acento rs) de ter um blog, foi atrás, pesquisou, planejou e criou o seu! Que seja um espaço para trocas de idéias e prá vc mostrar ao mundo o quanto vc e as pessoas podem fazer a diferença. Gostei muito do que li. Só me faz ver, mais uma vez, que a família Cordeiro Ferraz é realmente muito especial. Espero que o blog continue sendo atualizado :) bjão, boa sorte e sucesso nessa nova etapa

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa Mirella. Me diga uma coisa. Como está a mobilização pela Hora do Planeta 2009 aí no RS? Quando puder veja nosso twitter: www.twitter.com/silvaporto

    Um abraço

    Luiz Pôrto

    ResponderExcluir
  3. Oi Miii! Achei muito bacana seu blog, e gostaria de lembrar que o laço que une verdadeiramente as pessoas também não deixa de ser um nó. Me refiro sempre desta maneira para expressar minha ligação com quem é especial para mim, com relacionamentos sólidos, e somente com uma base sólida podemos realizar coisas concretamente. Também sou totalmente adepta das pequenas atitudes que acabam por gerar grandes consequências, mesmo que algumas vezes nem todos concordem comigo que as mesmas tem alguma proporção.
    Parabéns por dar o primeiro nó neste grande laço de pessoas que, juntas, podem(os) fazer uma diferença bem maior!
    bjsssss

    ResponderExcluir
  4. oi,vi vc no orkut e vim te visitar....como vc,tbm acredito que pqninas coisas podem dar grandes resultados....qd puder , me visite....
    www.mimirabolantes.blogspot.com

    ResponderExcluir