12 de abr. de 2009

Meus heróis pecadores

Meus pais são as pessoas que eu mais admiro e amo neste mundo. Eles nos transmitiram – a mim e aos meus 3 irmãos – crenças e valores que, apesar de ser suspeita para opinar, considero, no mínimo, primorosos.
De um lado uma mulher ética, espiritualizada por natureza, democrática e socióloga por formação. Do outro, um homem generoso, justo, honesto e formado em publicidade. Sim, estes são os maiores exemplos da minha vida.
Ao observá-los, no íntimo, naquele momento em que nós, filhos, tendemos somente a reverenciá-los, não posso deixar de reparar que assim como todos os humanos, eles possuem defeitos e agem, eventualmente, de maneira equivocada e, de certa forma, contrariando as suas próprias crenças.
Outro dia, ao voltar da padaria acompanhada pelo meu querido pai e ouvindo-o criticar severamente o corrupto e ineficiente governo brasileiro, observei que a partir do momento em que ele recebeu da mão do funcionário do caixa o maço de cigarros até em casa ele: retirou aquele plasticozinho – acredito eu composto 100% de celulose – que embala o maço, depois retirou aquele papel luminoso da cobertura – ambos jogados, em um gesto automático, no chão, e, não bastando, tente adivinhar o destino da bituca.
Em outro momento, observo a minha querida mãe, a qual sempre se empenhou na luta pelos direitos humanos, aquela que implantou a separação de lixo em casa em uma época que quase ninguém sabia o que era reciclagem, ir e vir da mesma – e tão tradicional – padaria com as tão atualmente mal-faladas sacolinhas plásticas – e todos os seus “n” compostos químicos.
É de se pensar: qual a nossa participação nos problemas, não apenas ambientais, mas também políticos e sociais de hoje? Qual é o nosso papel? Qual é a nossa RESPONSABILIDADE perante a Terra?
Podemos questionar o governo, podemos lutar pela igualdade, podemos até nos abster e não nos envolvermos em nem um e nem em outro assunto, mas o que não podemos é negar que o que fazemos aqui gera conseqüências, tanto boas quanto ruins e, na maioria das vezes, essas não têm somente alcance individual e sim, coletivo.

2 comentários:

  1. Eu SUPER vim aqui para ler sobre a ressaca da praia (olha só, não a da galera, mas a da praia mesmo rs)
    Comente sobre isso, tita, vc tava lá e viu que ng entendeu nada :(
    bjo e e se os pecadores fossem iguais aos seus pais, o mundo tava feito!

    ResponderExcluir
  2. O looooko, falando de Joseph e Rose? Minha sacola ecológica está no carro e ja estou fazendo uso dela... To esperto agora para não ser o próximo apontado no BLog.
    Show!
    bjao
    Fre

    ResponderExcluir