22 de set. de 2012

O trabalho que motiva

Meu caderno após o final de semana
No último final de semana fui a Londres para finalmente conhecer as pessoas com quem tenho trabalho a mais de três meses. Sim, até então só as conhecia virtualmente, trocando emails, tendo conversas no Skype semanalmente, e utilizando a tecnologia para fazer um trabalho no qual realmente acredito.
A UK Youth Climate Coalition (http://ukycc.org) é uma organização criada em 2008 que é composta inteiramente por jovens voluntários espalhados por todo o Reino Unido. Com a missão de conscientizar, unir, e mobilizar jovens para agirem em relação às mudanças climáticas, a organização sem fins lucrativos atualmente é integrada por quatro times: Programas no Reino Unido (do qual faço parte), Internacional, Operacional e Desenvolvimento.
Além de criar, financiar e preparar uma delegação de oito jovens que irão a próxima Conferência das Partes (COP 18), em novembro, em Qatar, e engajar jovens na campanha ‘Empregos Verdes para os Jovens’ (http://youthforgreenjobs.ukycc.org/blog), atualmente estamos trabalhando numa campanha relacionada à ‘Defesa do Ato de Mudança Climática’.
Resumidamente, até hoje o Reino Unido não contabiliza as emissões de dióxido de carbono geradas pelos aviões e navios – o que simboliza uma grande falha nos dados publicados pelo país em relação às suas emissões. Há também uma pressão por parte de algumas instituições e empresas para que o governo britânico reduza as metas estabelecidas em 2008 (com prazo para 2030) em relação às emissões de gases causadores do efeito estufa, o que simbolizaria um imenso e perigoso retrocesso em termos de política/conduto socio-ambiental.
Nosso encontro proporcionou vários debates, conversas interessantes, celebrações em relação ao que tem sido conquistado, e um ambicioso plano para os próximos meses. Mais do que tudo, pessoalmente, sinto uma enorme satisfação por estar dedicando meu tempo e energia àquilo que acredito – e isto não tem preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário