6 de set. de 2012

Experiências shakesperianas

Em Stratford, cidade inglesa, tudo o que se vê está relacionado ao maior escritor de todos os tempos. Cafés, bares, sorveterias e até bancos carregam, orgulhosamente, o nome de William Shakespeare, nascido em 1564 na casa onde hoje é um dos pontos mais populares para os turistas. Lá também era o lugar onde o pai dele, Mr. John, vendia as luvas que fabricava pela janela.
 
A casa onde Shakespeare nasceu
Cortada pelo rio Avon, a charmosa cidade é a sede da mais renomada companhia de teatro britânica: a Royal Shakespeare Company. Numa produção ‘bolywoodiana’, isto é, feita pela maior indústria de cinema e teatro indiana, assisti ‘Muito Barulho Por Nada’ (originalmente ‘Much Ado About Nothing’). A peça que durou mais de 3 horas, além de encantamento, proporcionou um fato engraçado: fui a única pessoa no teatro que, ao final, levantou para aplaudir. Foi quando descobri que este gesto não faz parte da cultura inglesa.
 
Nesta viagem também aprendi a apreciar o tal scone, um tipo de bolo/pão tradicional do clássico chá inglês. Além do chá preto com leite, a combinação perfeita requer um ‘soft cream’ e geleia. Uma das coisas boas da vida.

2 comentários: