25 de mai. de 2009

O poder do consumo

O ato de consumir é a ferramenta mais eficaz que dispomos para mudar a atual – e insustentável – situação do planeta.
Desde a nossa alimentação, passando pelas empresas das quais usufruímos, pelas marcas que estampamos, pelos métodos que usamos para promover o nosso bem-estar (físico, mental e espiritual), pelo canal – e programa – que assistimos, tudo consiste em opções. Opções que fazemos e que trazem, invariavelmente, diversas implicações.
Devemos atentar para a quantidade de energia despendida para gerar determinado produto, refletindo sobre todo o processo de fabricação, e qual será o benefício que obteremos. Os produtos químicos, o sistema de trabalho da empresa, o transporte envolvido (e com ele, uma quantidade significativa de poluição), a idoneidade, ética e responsabilidade social do fabricante e do produto, a embalagem, os valores agregados... enfim, pensarmos o por quê e para que queremos isso ou aquilo? Tal “coisa” é realmente necessária? O que isso vai acrescentar à minha pessoa? O que esta compra, audiência e escolha apóia e sustenta?
O gesto de escolhermos, pagarmos e usarmos (afinal, por que comprarmos coisas que não usaremos?) tem reflexo em todos os pontos da cadeia produtiva, desde a extração dos recursos até a pessoa que receberá a maior fatia do lucro. Por isso, atente-se na hora de abrir a torneira, a carteira, apertar um botão, vestir uma roupa...

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