30 de out. de 2012

Trabalho coletivo

Totnes está celebrando uma grande conquista: após muitos protestos, petições, reuniões, passeatas e, resumidamente, muito barulho, a rede de cafés Costa, uma das grandes cadeias no Reino Unido, desistiu de abrir a loja que até já tinha permissão/alvará para ser aberta.
Devido ao engajamento da comunidade que quer manter o ‘espírito alternativo’, a proteção aos pequenos empreendedores, e o desenvolvimento – e fortalecimento – da economia local, finalmente, o gerente do Costa Café visitou a cidade e reconheceu que não valeria a pena investir em uma cidade onde as pessoas são conscientes o suficiente para boicotar uma já grandiosa organização. Eis aqui uma reportagem sobre o desfecho desta história:  
Outro exemplo que mostra como a ‘união faz a força’ foi vivido neste último final de semana. Com a missão de remover os resíduos, especialmente materiais plásticos, do rio Dart, o rio que passa por Totnes, voluntários se reuniram num dia em que os termômetros atingiram 2ºC para colaborar com a iniciativa.
Sendo um dos aventureiros em caiaques, ajudando na preparação da comida para o picnic comunitário, ou caminhando à margem do rio, cada pessoa que participou do evento contribuiu com uma valiosa causa.
Como diz a famosa sentença da antropóloga Margaret Mead, “nunca duvide de um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo. De fato, foi sempre assim que o mundo mudou”.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário