14 de nov. de 2012

Um lugar chamado Findhorn

Anjos da semana
A caravana original onde tudo começou...
Findhorn é o nome de um vilarejo no norte da Escócia. É também o nome da ecovila fundada por Peter e Eileen Caddy, e Dorothy Maclean quando ali chegaram com sua caravana, em 1962.
Baseada nos princípios da vida em comunidade, espiritualidade e valores holísticos, a Findhorn Foundation (http://www.findhorn.org/) hoje conta com mais de 400 membros-residentes, e oferece diversos programas ao longo do ano. Entre eles, aquele que é pré-requisito para a maioria dos cursos, a Experience Week (Semana da Experiência), a qual concluí neste sábado.
 
 
A vivência possibilitou entender como a ecovila funciona, os desafios, as satisfações da vida em uma comunidade intencional, o que tem sido inovado na Fundação em termos de design ecológico e autossuficiência, além de uma oportunidade para fortalecer nossa consciência sobre a natureza – e todas as surpresas da vida. Como exemplo, para nos fazer verdadeiramente presentes, antes e após qualquer atividade há o que é chamado ‘attunament’, um círculo de pessoas que guiados pelo focalizador (outro termo para facilitador) respiram fundam e compartilham suas energias através das mãos dadas.
 
O dia começa com um saboroso café da manhã que conta com ovos frescos do galinheiro da vila; meditamos por 20 minutos no santuário; cada pessoa segue para o seu ‘serviço de departamento’, o que no meu caso era a cozinha onde prepararíamos uma refeição para 130 pessoas; a tarde há atividades que variam diariamente (danças sagradas, tour na vila, jogos construtivos, caminhadas a sós); meditamos por mais 20 minutos antes do jantar que é servido às 18h; a noite há compartilhamento em grupo, em que cada um fala o que está sentindo e pensando; e, para concluir, há uma sessão com alguém interessante, membro da comunidade (um dia foi com o criador do projeto ‘Trees for Life’, outro dia com um dos responsáveis pela manutenção do prédio onde a gente estava, e outro dia com um herbalista que atualmente trabalha com essência de animais).
Simplesmente fascinante.
 
 
 

2 comentários: