11 de out. de 2011

Do lado de cá

Umbuzeiro
Como o autor Euclides da Cunha já dizia ‘umbuzeiro é a árvore sagrada do sertão’. A razão pela qual esta espécie é tão valorizada – e não por acaso é o nome da escola/projeto com o qual estou envolvida no momento – é por conta das suas raízes que além de armazenarem água para sobreviver à época da seca, produzem algo parecido com uma batata, que serve de alimento durante a estiagem.
Após uma semana aqui, o grande aprendizado é nutrido a partir do convívio com pessoas que têm referências e perspectivas de vida totalmente diferente às minhas – e às pessoas com as quais geralmente me relaciono.
Quiosque (onde as aulas acontecem) construído em mutirões
Centro do quiosque. Energia pela paz
Educandos do projeto
Hora do lanche
A cultura e as experiências deste povo expressam a realidade de quem vive – e sobrevive – da terra; de quem sabe muito mais de ervas medicinais do que de aspirinas; de quem valoriza participar de uma roda de cantiga muito mais do que assistir uma novela; de quem sonha em ter mais terra pra plantar em vez de comprar um carro importado; e de quem observa a natureza – e todos os seus fenômenos – instintivamente, reconhecendo seus padrões e seus atuais desandares.
Mandacaru e a lua cheia
Pôr do sol de ontem
A conexão com a terra é extrema, assim como os valores ligados às comunidades/pessoas com quem eles se relacionam. A preocupação com as crianças de hoje também é um fator presente, já que o desafio de mantê-las interessadas no que é natural ao mesmo tempo em que os desejos de ter o vídeo-game mais moderno e a boneca mais multifuncional são estridentes.
O projeto Escola Umbuzeiro tem um grito, algo que me fez presenciar e sentir a intensidade e importância deste projeto: Uma só força; um só pensamento; um só coração! Escola Umbuzeiro!
Registro aqui o meu agradecimento por tamanha expeiência.

3 comentários:

  1. Thank you for sharing your thoughts on this amazing project and for posting these wonderful photos. Lots to learn in every sense of the word. Finding the path between contemplation and action, the balance between learning and doing ... permaculture has so much to offer. Observe, observe and then observe some more :)

    ResponderExcluir
  2. muito legal Mirella, mas onde é isso?
    Bjs
    Zz

    ResponderExcluir
  3. Mii, eu gostei do post, mas sinto falta de ver mais fotos de gente/ educandos, de pessoas, ver fotos suas!! Coloca, vai :)
    Beijos

    ResponderExcluir