1 de nov. de 2010

De bem com a vida

Após uma semana livre – teoricamente dedicada aos estudos – o final de semana foi repleto de celebrações. Primeiramente, após quase 3 semanas, o grupo de mestrandos – a grande família composta por 17 integrantes – está novamente completo (um dos nossos companheiros teve que voltar aos país de origem por motivo de saúde, mas, felizmente, está recuperado – e de volta). E ontem, domingo, celebramos o Helloween. A tradição estado-unidense promoveu a diversão de fazer arte em abóboras, além de servir como mais uma desculpa para fazer uma refeição ainda mais especial.
Porém, mais do que tudo isso, temos tido o privilégio de observar o outono e toda a colorida transformação que ele oferece. Diante de um fenômeno tão natural, celebramos a transição que também está acontecendo em nossas vidas.
O colorido da estação
Início da trilha que conecta o colégio a cidade
O nosso querido mentor Satish chegou a tempo de não só celebrar conosco, mas também de compartilhar as ideias apresentadas na palestra em que ele esteve nesta semana em Londres sobre “Turista e Pelegrino”. Sob o ponto de vista dele, a grande diferença é expressa através dos objetivos de cada um. O turista objetiva o desejo; o desejo de visitar os lugares famosos, de comer a comida típica, de comprar tais coisas... enfim, tem uma viagem planejada e, por isso, previsível. Já o pelegrino almeja o amor envolvido na cooperação, já que encontra-se numa posição onde o momento presente é a prioridade e, muito mais do que o resultado, a jornada é o que importa. Estando numa situação receptiva como essa, somos capazes de aproveitar os momentos e oportunidades inesperadas que promovem grande surpresas - como as que eu venho tendo por aqui.
Só pra celebrar a alegria

2 comentários: