19 de dez. de 2013

Refeição com a comunidade


Quando criança, na escola Comunitária de Campinas, tínhamos alguns lanches comunitários ao longo do ano. Meninos traziam salgados, meninas traziam doces (eu adorava levar ‘carolinas’ recheadas com doce de leite), e os professores traziam bebidas. Era sempre muito divertido, e todos esperavam ansiosamente o momento de compartilharmos aquela refeição.
Quando mudei para a Inglaterra, descobri o termo ‘potluck’ que carrega a mesma ideia do lanche comunitário. Cada pessoa traz algo, uma contribuição, para a refeição. E, inevitalvemente, toda vez esta refeição vira um banquete gostoso e colorido.
Certa vez, conversando com uma das voluntárias que trabalha com a nossa organização (Network of Wellbeing), em Totnes, ela comentou que como mãe, ela sentia falta de algo para socializar às sexta feiras a noite, uma vez que ir ao pub/bar não é um progama que deveria incluir as crianças. Foi aí que a ideia do ‘Community Potluck’ nasceu.
Poster do Community Potluck
Alugamos um salão de festas, e espalhamos a notícia, o convite: compartilhe uma refeição com sua comunidade.  Traga uma contribuição para a refeição.
Cuidamos da decoração (que incluia bexigas e uma área de brinquedos para a criançada), trouxemos nossos instrumentos musicais e, claro, um prato de comida cada, e, surpreendemente tivemos quase 50 pessoas na primeira edição, incluindo um casal de musicistas que encantou o público. Gente de todas idades, cores e jeitos. Gente que trouxe torta super elaborada, gente que trouxe suco de maçã e pão caseiro, gente que trouxe pipoca.
E de repente... (co)criamos um banquete!
Refeição em comunidade
Decoração criativa
O feedback foi tão positivo, que decidimos repetir o evento. E desta vez quase 80 pessoas vieram.
Agora o ‘Community Potluck’ é um evento que acontece mensalmente em Totnes. Uma ideia simples que tem servido esta comunidade com muita alegria e diversão.
Música ao vivo - e espontânea

Um comentário: