3 de jul. de 2012

Viagem ao continente

No Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte) as pessoas dizem ‘nós pertencemos a Europa, mas não estamos na Europa’. Tal sentença se justifica por conta do fato do Reino Unido ser uma ilha. Por isto, quando viajamos a outros países europeus, viajamos ao continente.
Há dez dias partimos (eu e mais três pessoas do Schumacher College) rumo a Berlin em uma ‘road trip’. Parando para dormir – e passear – em Bruxelas, tanto na ida quanto na volta, a longa viagem foi concluída ontem à noite, trazendo valiosos aprendizados e muitas histórias que espero relatar aqui ao longo da semana.
Grand Place em Bruxelas: arquitetura do século XVII
Os famosos waffles belgas
E os tentadores chocolates
O grupo do Schumacher College em frente a tradicional estátua no centro de Bruxelas
Sob o título ‘Missão U’, 120 estudantes (ou ex-estudantes) vindos de diversos colégios progressistas na Europa, foram reunidos para trabalhar durante uma semana na capital alemã. Através do engajamento com projetos/clientes reais, 14 grupos aplicaram os princípios da ‘Teoria U’, proclamada pelo cientista Otto Scharmer.
Basicamente, a Teoria U consiste numa maneira de ser/pensar/agir/liderar baseada na qualidade de atenção dada a cada situação considerando as propriedades emergentes, isto é, como lidamos e incorporamos os fatores imprevisíveis e espontâneos em nossas vidas – tanto a nível pessoal como profissional – a fim de melhorar o nosso desempenho.
Sessão com Otto Scharmer, autor da Teoria U
O próprio Otto concorda sobre a dificuldade de descrever este processo através de palavras, mas reforça a importância de atentarmos às nossas experiências, e reconhecermos as fases pela qual passamos para podermos nos aperfeiçoar e evoluir. Neste vídeo, por exemplo, o autor define a teoria como uma ‘tecnologia social que facilita a conexão entre pessoas e instituições’:
Mais do que tudo, em minha opinião, Teoria U compartilha os mesmos princípios, a mesma ética, e carrega as mesmas mensagens que ciência holística, permacultura, meditação, ciência de Goethe, ecolgia e muitas outras teorias e ciências por aí afora. Partindo da observação profunda, com atenção plena, agimos no nosso melhor estado, e, assim tomara, contribuímos para um mundo cada vez melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário