14 de jun. de 2012

Um mundo de perspectivas

Certamente a vida na zona rural é diferente comparada à urbana. O ritmo das coisas, os sons, a qualidade do ar, como as pessoas interagem... simplesmente a realidade é outra.
Morar em outro país, então, ‘estica’ ainda mais a nossa perspectiva. Outro idioma, clima, paisagem, comida, jeito de ser...
Um dos aspectos que sempre chamaram a minha atenção na Inglaterra é como a tal ‘terceira idade’ é ativa. Senhorinhas e senhorios andam de bicicleta, vão ao cinema, se fazem elegantes quando estão em restaurantes, pedem carona (!!!), caminham com o cachorro, e cuidam do jardim.
Da pequena janela da cozinha do prédio onde moro, entre um chá e outro, observo a nossa vizinha. Na verdade é um casal que mora ali.
Imagino que o jovem-senhor trabalhe na cidade, pois o vejo sair de manhã enquanto preparo o meu chimarrão. Sempre está a pé, mesmo diante das clássicas chuvas britânicas.

Vista da janela da cozinha do prédio Centries no Schumacher College
Já a jovem-senhora (imagino que tenha mais de 70 anos) adora cuidar do jardim. Passa horas observando, arrumando as plantas, mudando de lugar, manejando o composto... Vejo o cuidado que ela tem, a dedicação intensa, o carinho, e imagino que este hábito esteja relacionado com sua alimentação, pois haja saúde para cuidar de uma horta.

Jardim/Horta bem cuidada
A vida camponesa é bem mais simples. Certamente não há tanto luxo e conforto, mas parece ser muito mais agradável e saudável, pois a relação com a terra e com as pessoas ainda se faz bem presente.
Também não há aquela loucura de comprar, usar marcas, e exibir a ilusão de status.
Por aqui, exibição mesmo só se for as das flores coloridas no jardim sorrindo em plena primavera. E com muito orgulho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário